VANTAGENS DE se TER UM MERCADINHO NO CONDOMÍNIO
Como funciona um mercadinho em condomínio?
Um mercadinho em condomínio basicamente é como um pequeno mercado, situado dentro de um condomínio fechado. Contudo, com o uso da tecnologia, o sistema e as operações desses empreendimentos passarem a ser feitas com inteligência.
Isso porque a maioria deles utiliza um conceito de “honest market”, onde os consumidores podem comprar produtos de um supermercado, e depois pagar por meio de self-checkout (autopagamento). Dessa forma, o minimercado pode funcionar no condomínio 24 horas por dia e 7 dias por semana, além de economizar com custos relacionados a contratação de funcionários.
Contudo, é importante ressaltar que nem todos os minimercados funcionam dessa maneira. É possível encontrar em um condomínio atividades como essa que possuem funcionários, principalmente para auxiliar os condôminos na utilização do serviço.
No geral, a compra nesses estabelecimentos acontece de maneira muito simples, olha só:
O morador escolhe os produtos, verifica as informações, validade e preço, assim como acontece normalmente em um mercado comum;
Com a seleção de produtos feita, basta escanear o código de barras no checkout e confirmar o carrinho de compras.
Em seguida, é só efetuar o pagamento, inserindo o cartão na leitora e digitando a senha, ou utilizando uma carteira digital.
As novidades do serviço
O mais interessante é que o mercadinho em condomínio costumava ser considerado um luxo de condomínios horizontais. Entretanto, principalmente com as novas demandas geradas durante a pandemia de 2020, esse serviço se democratizou e se estendeu aos condomínios verticais.
Normalmente a instalação desse serviço é feita por uma empresa especializada. Ela é a responsável por garantir a instalação e manutenção do espaço. Algumas delas inclusive garantem ser possível instalar suas gôndolas nos espaços mais restritos, com metragem mínima de 2m².
Outro ponto importante diz respeito às responsabilidades do condomínio diante da instalação de um mercadinho. A maioria das empresas se responsabiliza por qualquer dano ao piso ou às paredes que possa surgir, além de já incluir os gastos com energia, gerando zero custo para os condôminos. As vantagens são praticidade, segurança e valorização do imóvel.
#Mercado #Compras #Administradora #Condomínio #Síndico #MGM